21 de dez. de 2010

Total Tri ...II

Oii gente ,
Então, né? De volta ao Tri, agora oficial,  Fluminense!
Hoje teremos uma aulinha de moda e estilo ( brincadeirinha), é que o é a hitória do uniforme e dos simbolos do  Fluminense. Vamos lá!

ESCUDO


  Em 17 de outubro de 1902 foram aprovados o uniforme e a bandeira, nas cores branca e cinza claro, ou seja ainda não era tricolor, mas calma....isso mudaria logo logo, pois quando Mario e Cox foram comprar novos uniformes eles não o encontraram nas cores branca e cinza  e, portanto, sugeriram  ( por carta, vejam só!) que o clube adotasse o encarnado, o branco e o verde. Então, na reunião do dia 15 de julho de 1904 o Fluminense se tornou oficialmente tricolor.
  As cores deram sorte ao time, que em seu primeiro jogo com novo visual goleou de 7x1.

 
A equipe usando o blazer tricolor.

 
blazer colorido.


  Ahhh, uma coisa interessante é que o escudo do Fluminense é praticamente o mesmo desde 1905!


Escudo em 1904. Cores sem gracinha , né?

Escudo em 1905. Compare com o atual...

Escudo atual, parecido como de 1905, não?




MASCOTE:

  O Fluminense sempre teve torcedores ilustres e famosos, presidentes, cantores, artistas, personalidades ligadas a cúpula do futebol mundial e, por isso surgiu a idéia de seu mascote ser O Cartola.

  O Cartola foi idealizado pelo argentino ( não acredito, com tantos artistas brasileiros brilhantes, logo um hermano, nanana. hehe! )  Lorenzo Mollas, em 1943. Era elegante, trajava fraque e usava uma importante piteira, mostrando a origem aristocrática do torcedor tricolor.
O Cartola Original, o do argentino.



Com o tempo e difusão dos meios de comunicação, o Cartola ganhou novas versões, como esta de Ziraldo ( um cartola maluquinho , então?)
O Cartola de Ziraldo.



  E claro, que os torcedores mirins não poderiam ficar de fora. Por causa disso, em 2000 surgiu o cartolinha, que é o mascote vontado para o público infantil ( xD)!
O Cartolinha ( ownn *.*)







POR QUE "TORCIDA PÓ- DE- ARROZ" ?

  O Fluminense, em 1914, contratara um jogador chamado Carlos Alberto, que vinha do America e era mulato. Em seu jogo de estréia, no dia 13 de maio de 1914, ele estava muito preocupado com a reação da aristocrática torcida tricolor em relação a sua cor, que destova da dos demais jogadores e contrastava muito com o uniforme. Foi  então que ele teve a brilhante idéia de passar pó-de-arroz para disfarçar seu tom de pele mais escuro. Porém o moço suou ( obvio né, jogando futebol e quer sair sequinho ;P) e a maquiagem caiu. A torcida adversaria não perdeu tempo e começou a gritar "PÓ-DE-ARROZ".
  O apelido pegou e mais tarde foi incorporado ao time ^^ ( será que o São Paulo vai adotar o " bambi"?)

UNIFORMES


1903

   As cores do Fluminense foram decididas em 1902, entretanto como o Flu entrou em campo dois dias depois, não houve tempo de produzir os uniformes, na época importados da Europa (chique no último!). Por isso apenas no ano seguinte, 1903, o Fluminense estreiou seu uniforme.








1905

  Na Assenbléia Geral ocorrida no dia 15 de julho de 1905, foi lida uma carta de Oscar Cox e Mario Rocha , que estavam em Londres ( muito chique), dizendo que estava muito difícil conseguir os uniformes na cor cinza e, por isso, sugerindo que seria melhor trocar as cores do clube para branco, verde e vermelho/vinho/encarnado (o.O). Como a diretoria sabia que nenhum sócio estava gostanto das cores ( meio apagadinhas mesmo!) de antes, votou e, por unanimidade, acatou a sugestão. Como ja dito, no jogo, um amistoso contra o Rio Cricket, o Fluminense goleou e todo mundo gostou ( olha...até rimou! ;P). Esse uniforme foi novamente usado em 1909.



1907

  Em dezembro de 1906, o Fluminense decidiu mudar de novo seu uniforme. O motivo? Ah, porque a camisa tricolor tendia a desbotar com o uso ( e tricolor NÃO USA camisa desbotada, imagine? É uma torcida aristocrática). O modelo adotodo era branco com duas faixas na diagonal de 3 polegadas, calção branco e meias pretas. Além disso apresentava duas versões, uma coladinha e uma Oxford, todas de mangas longas ( como assim? e o calor? r. Sauna portátil). Alguns modelos tinhasm a faixa ao contrário, da direita pra esquerda, do mesmo jeito que ela foi recriada em 1966 para dar espaço ao escudo.

1910

  Nessa versão o uniforme permanece branco, mas perde as faixas (meio vascainas). Na época todas as camisas eram de lã e de mangas compridas( sauninha natural), acompanhavam um blazer/suéter, eram importadas de lojas importantes da Inglaterra e vendidas (VENDIDAS) ao jogadores no vestiário, antes dos jogos .







1911

  Por iniciativa do primeiro secretário, Mario Pollo, o uniforme voltou a se parecer com o primeiro tricolor, mas com algumas modificações. O interessante é que as camisas deixaram de ser sociais, adotando-se o modelo POLO. Coincidência, será?














 1959

  Pela primeira vez o Flu padronizou o número de faixas, que ficarqam em 8, que durou até 1973.










 1964

  Foi imortalizado pela conquista do Campeonato Carioca de 1964, onde foi usado em 18 dos 26 jogos. O uniforme seguia o padrão do da seleção brasileira e foi usado com muita frequencia até a conquista da Taça Guanabara, em 1966.

 
















 Gente, isso ta ficando enorme e ainda faltam 40 anos de moda, portanto.... Vou fazer pausa! ^^
Até o próx Post.

Beijos, me liguem e me sigam no twitter
(@mi22ta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário